segunda-feira, 6 de julho de 2009

MATEMÁTICA = IDEIA E SIMBOLOGIA



Hoje tive a oportunidade de assistir a uma palestra ministrada pelo professor Luiz Roberto Dante, autor de vários livros de matemática, e fiquei maravilhada com tudo que vi. Ele mostrou algumas atividades e curiosidades que ajudam a tornar divertida a aprendizagem dos alunos.
Sabemos que a Matemática se torna muito mais interessante quando o(a) professor(a) utiliza recursos lúdicos. E não estou falando de materiais caros. Trata-se simplesmente de "criatividade pedagógica" como fazer brincadeiras, charadas e criar situações-problema contextualizadas.
Dante falou que as crianças precisam primeiro ter a ideia, depois a simbologia, porque a simbologia é a representação das ideias. Em seu cotidiano, desde cedo, elas já brincam com cálculos sem saber que estão usando matemática. Por isso a necessidade de aproveitar esses momentos de brincadeiras para mostrar essa simbologia, dando assim significado a aprendizagem.
Em lugar de imitar, repetir e seguir o que o(a) professor(a) fez e ensinou, o aluno descobre ou redescobre por si só uma ideia.
Um exemplo interessante utilizado pelo Dante:

Não basta o aluno calcular mecanicamente, por algorítimo, que mmc (4, 6) = 12.
É necessário que antes ele compreenda o que é múltiplo, o que é múltiplo comum e em seguida, apontar o menor entre os mútiplos comuns, exceto o zero. Assim:
múltiplos de 4: 0, 4, 8, 12, 16, 20, 24, ...
múltiplos de 6: 0, 6, 12, 18, 24, ...
múltiplos comuns de 4 e 6: 0, 12, 24, ... mc(4, 6)
mínimo (menor) dos mútiplos comuns, exceto zero: 12 mmc(4, 6)
Logo, mmc(4, 6) = 12.

Na coleção "Aprendendo Sempre", Dante coloca a matemática para os cinco primeiros anos do Ensino Fundamental como um estímulo a experimentação para o educando, além de trazer subsídios teóricos como ideias e sugestões de trabalhos que contemplem a interdisciplinaridade para auxiliar o docente, o exemplo citado acima e vários outros estão no manual do professor desta coleção.

Outros livros do Luiz Roberto Dante:
  • Didática da resolução de problemas de Matemática
  • Didática da matemática na pré-escola
  • Tudo é matemática (sexto ao nono ano)
  • Matemática Contexto & Aplicações ( três volumes e volume único)

2 comentários:

  1. Gostei muito desse blog.
    Estava procurando atividades para trabalhar com minha turma e foi perfeitamente oque encontrei.
    Obrigada aos responsáveis...

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Gostei do seu blog,e que bela oportunidade vc teve de assistir o prof. Dante.Hoje ele é referencia no trebalho de "alfabetização matematica".Gostaria de deixar também uma contribuição para refletir-mos.As atividades e os jogos e sequências didáticas por si só não ensinam, ou ajudam as crianças a desenvolverem seus pensamentos ou estratégias matematicas,acredito que o que vai realmente fazer a diferença no aprendizado será a mediação do professor,estimulando as crianças a pensarem nas suas estratégias de resoluções e estimulando novos caminhos ampliando assim as possibilidades e percepções dos alunos.
    Abraços! Monica

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails