Nasceu em 1882 numa vila de Taubaté, onde hoje é a cidade Monteiro Lobato.
Em São Paulo formou-se em direito e deu início a vários projetos ambiciosos, entre eles uma gráfica e diversos projetos editoriais, a maioria com foco na literatura infantil.
Sofreu com as crises econômicas da época e com fortes perseguições do governo Vargas, fez duras críticas e criou a personagem Jeca Tatu com denúncias sociais embutidas nas suas histórias.
Entre tropeços financeiros e sucessos literários morreu em 1948 deixando muito mais que um legado editorial e didático: foi um nacionalista que sempre sonhou com um Brasil alfabetizado e justo. É de Lobato a célebre frase “Um País se constrói com homens e livros”.
Monteiro Lobato: O autor infantilEscreveu sua primeira história infantil, A menina do narizinho arrebitado. Com capa e desenhos de Voltolino, famoso ilustrador da época, o livrinho, lançado no Natal de 1920, fez o maior sucesso. Dali nasceram outros episódios, tendo sempre como personagens Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Tia Nastácia e, é claro, Emília, a boneca mais esperta do planeta. Insatisfeito com as traduções de livros europeus para crianças, ele criou aventuras com figuras bem brasileiras, recuperando costumes da roça e lendas do folclore nacional. E fez mais: misturou todos eles com elementos da literatura universal, da mitologia grega, dos quadrinhos e do cinema. No Sítio do Picapau Amarelo, Peter Pan brinca com o Gato Félix, enquanto o saci ensina truques a Chapeuzinho Vermelho no país das maravilhas de Alice. Mas Monteiro Lobato também fez questão de transmitir conhecimento e idéias em livros que falam de história, geografia e matemática, tornando-se pioneiro na literatura paradidática - aquela em que se aprende brincando.
Biografia de Lobato
Gostei muito do seu blog...vou fazer todas as atividades do dia do livro só mudando algumas coisinhas...Parabéns
ResponderExcluirDaiane Silveira
São João Batista, SC