Projeto teatro
Justificativa
O teatro pode ser uma excelente ferramenta pedagógica. Através dele o professor pode fazer com que os alunos conheçam cada etapa de uma peça (bastidor, camarim, cenário, etc.),pode trabalhar valores como ética e respeito, pode ajudar os alunos a compreenderem os acontecimentos históricos, além auxiliarem as crianças a exporem seus talentos artísticos.
Na semana do teatro nada melhor que organizar uma peça com a participação de todos os alunos da sala. Cada um fazendo aquilo que mais se identifica.
Objetivo
Conhecer a história do teatro, sua origem, e como se monta uma peça.
Metodologia
· Explicar a origem do teatro.
· Explicar as etapas da montagem de uma peça.
· Formar grupos para montar peças (adaptações de fábulas).
· Culminância com a apresentação das peças teatrais.
Cronograma
1ª Aula: Apresentar aos alunos a origem do teatro
2ª Aula: Pesquisar com as crianças cada etapa da montagem de uma peça (bastidor, camarim, cenário, etc.).
3ª Aula: Escolher algumas fábulas (Esopo ou La Fontainne) para fazer uma adaptação, dividir a turma em quatro grupos e organizar as apresentações.
4ª, 5ª e 6ª Aula: Ensaio e organização das peças.
7ª Aula: Apresentação das peças.
Observações:
· É importante que cada grupo seja auxiliado em todas as aulas.
· As peças devem ter no máximo 8 minutos cada, para evitar que seja desgastante para os alunos quanto à organização do cenário, figurino e apresentação.
· Seria muito bom que as peças fossem filmadas para que os alunos assistissem as suas atuações e observassem o cenário e figurino que criaram.
Série: 4° ou 5° ano
Autora do Projeto: Geane GleiseClic aqui para ver Apostila simplificada para montagem de peças (Camarim, Cenário, Figurino, etc)
Nenhum comentário:
Postar um comentário