Comentários
O Cubismo foi um movimento artístico que surgiu por volta de 1917 e provavelmente é um dos mais comentados até hoje, seja pela fama de um de seus idealizadores, Pablo Picasso, seja pela revolução que o movimento provocou nas artes visuais. Com essa aula, espera-se que os alunos tomem contato com as características do cubismo e produzam uma obra com esse estilo.
Material
- O texto sobre Cubismo, do UOL Educação, é um ótimo ponto de partida.
- Outras imagens cubistas.
- Material de desenho e/ou pintura.
Estratégia
1) Leitura e interpretação do texto.
2) Pesquisa (feita pelo alunos) sobre o movimento cubista, artistas e imagens.
3) Apresentação das pesquisas.
Atividade
Depois dos estudos realizados sobre o movimento cubista, os alunos irão produzir seu desenho cubista. Oriente-os para os seguintes passos:
1. Desenho de observação, de um mesmo objeto, por vários ângulos.
2. Unir os vários desenhos do mesmo objeto, de forma a compor uma obra do cubismo analítico ou sintético.
3. Observação de uma composição (natureza morta, por exemplo).
4. Desenhar a composição de vários ângulos no mesmo papel.
É importante que o professor oriente os alunos durante a atividade, levando em consideração as várias características do cubismo e suas vertentes, no uso da cor e de colagens, por exemplo.
Ao término da atividade, os alunos devem apresentar seu desenho final, indicando o processo que realizou para sua execução.
Sugestões
Se possível, faça com que os desenhos no papel se transformem em estudos para uma tela, produzindo-a.
Também, seria interessante elaborar uma exposição com os trabalhos na escola.
Valéria Peixoto de Alencar é historiadora formada pela USP e Mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp. É uma das autoras do livro Arte-educação: experiências, questões e possibilidades (Editora Expressão e Arte).
Fonte: http://educacao.uol.com.br
UM ÓTIMO RESTINHO DE DE DOMINGO E UMA SEMANA ABENÇOADA.
ResponderExcluirVÊ SE APARECE VIU SOME NÃO.
BJU
JESUS TE AMA.